quarta-feira, 9 de março de 2011

COORDENADAS GEOGRAFICAS

COORDENADAS GEOGRAFICAS
As três grandezas - latitude, longitude e altitude denominam-se coordenadas geográficas. Graças a elas é sempre possível determinar com precisão onde fica situado qualquer ponto de superfície terrestre.

Latitude
Distancia em graus, medida sobre o meridiano, entre o equador, tomado como origem e o paralelo do lugar considerado. Por qualquer lugar da superfície terrestre passa sempre um paralelo e um meridiano. Tem, portanto, a mesma latitude todos os pontos situados sobre o mesmo paralelo.
A latitude varia de 0º a 90º desde o Equador até os pólos. Pode ser Norte ou Sul conforme se conta, respectivamente, para o Norte ou para o Sul do Equador.

Longitude
Distância em graus, contada sobre o Equador ou sobre um paralelo, entre um meridiano tomado como origem e o meridiano que passa pelo lugar considerado. Internacionalmente adota-se como meridiano de origem o que passa por Greenwich, antigo observatório nos arredores de Londres. Tem, portanto, a mesma longitude os lugares que estão sobre o mesmo meridiano.
A longitude varia entre 0º e 180º. Pode ser oriental (leste) ou ocidental (oeste) conforme o meridiano considerado localizar-se respectivamente para o oriente ou para o ocidente do meridiano principal.
Altitude
Distância vertical entre o lugar considerado e o Nível médio do mar. A superfície terrestre não é uma esfera ideal, pois, além de ser achatada nos pólos, apresenta muitos acidentes (elevações e depressões). 

Nenhum comentário: